Introdução Calculo de Engrenagens

Numa empresa, o sector de manutenção mecânica desenvolve um importante papel na continuidade do fluxo da produção. Após o diagnóstico do defeito, realizam-se a desmontagem, limpeza dos componentes, substituição dos elementos danificados, montagem, lubrificação e ajustes finais da máquina.
No entanto, muitas vezes não existem peças de reposição disponíveis para consertar a máquina, principalmente quando ela é antiga.

Por causa disso, o sector de manutenção de muitas empresas possui algumas máquinas operatrizes destinadas a produzir elementos mecânicos para a reposição de peças de máquinas sob manutenção.
Esta é uma situação que pode estar ocorrendo agora na sua empresa: a máquina foi desmontada e percebeu-se que uma de suas engrenagens está danificada, pode ter algumas possíveis reparações  mas isso é outra historia.
Agora, acha que seria capaz de levantar os dados desse elemento da máquina a partir dos fragmentos restantes e executar os cálculos para a confecção de uma nova engrenagem?

Deixo aqui o link para um documento que o ajudará a conhecer os nomes e como medir alguma características mais importantes das rodas dentadas e de pinhões.

 

Para abrir o documento ou na click na imagem abaixo ou aqui

scribd
Se o seu interesse por transmissões e engrenagens vai mais alem e pretende dimensionar transmissões por polies e por engrenagem de pinhão e coroa deixo para download um documento  que se pode revelar de bastantes utilidade, e dispensar andar sempre a pegar nas formulas para calcular os paramentos. Trata-se de uma folha de calculo em Excel (xls) que serve para o calculo de transmissões de polies e de engrenagens composta por pinhão e coroa.

Pode fazer o download clicando aqui ou no ícone abaixo

excel

 

5 ideias sobre “Introdução Calculo de Engrenagens

  1. aristides

    parabens muito boa ferramenta prática que ajuda a solucionar de forma rápida o dimensionamento da ingrenagens ..muito bom..obrigado

  2. Pingback: Motores de passo e Caixas de Redução | Lingtronic

  3. Pingback: Desenhando Engrenagens com o Sketchup | Lingtronic

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *