Condensadores

Condensadores ou capacitor

Capacitor (português brasileiro) ou condensador (português europeu) é um componente que armazena energia num campo elétrico, acumulando um desequilíbrio interno de carga elétrica. in Wikipedia

Associação de Condensadores

Num circuito de condensadores montados em paralelo todos estão sujeitos à mesma diferença de potencial (tensão). Para calcular a sua capacidade total (Ceq):

um diagrama com vários capacitores, lado a lado, cada qual com a ponta correspondente conectada aos mesmos fios
 C_{eq} = C_1  + C_2 + \cdots + C_n \,\!

A corrente que flui através de condensadores  em série é a mesma, porém cada condensadores terá uma queda de tensão (diferença de potencial entre seus terminais) diferente. A soma das diferenças de potencial (tensão) é igual a diferença de potencial total. Para conseguir a capacitância total:

Um diagrama com vários capacitores, conectados pelas pontas, em seqüência, com a mesma quantidade de corrente atravessando cada um
 \frac{1}{C_{eq}} = \frac{1}{C_1} + \frac{1}{C_2} + \cdots +  \frac{1}{C_n}

Na associação mista de condensadores, tem-se condensadores associados em série e em paralelo. Nesse caso, o condensador equivalente deve ser obtido, resolvendo-se o circuito em partes, conforme a sua configuração. Por isso, calcule, antes associação de condensadores em série para após efectuar o cálculo dos condensadores em paralelo.

in Wikipedia

Condensadores comuns

Apresenta-se com tolerâncias de 5 % ou 10 %.

Condensares são frequentemente classificados de acordo com o material usados como dieléctrico. Os seguintes tipos de dieléctrico são usados:

cerâmica (valores baixos até cerca de 1 μF)

C0G or NP0 – tipicamente de 4,7 pF a 0,047 uF, 5 %. Alta tolerância e performance de temperatura. Maiores e mais caros

X7R – tipicamente de 3300 pF a 0,33 uF, 10 %. Bom para acoplamento não-crítico, aplicações com timer.

Z5U – tipicamente de 0,01 uF a 2,2 uF, 20 %. Bom para aplicações em bypass ou acoplamentos. Baixo preço e tamanho pequeno.

  • poliestireno (geralmente na escala de picofarades)
  • poliéster (de aproximadamente 1 nF até 1000000 μF)
  • polipropilêno (baixa perda. alta tensão, resistente a avarias)
  • tântalo (compacto, dispositivo de baixa tensão, de até 100 μF aproximadamente)
  • eletrolítico (de alta potência, compacto mas com muita perda, na escala de 1 μF a 1000 μF)

Propriedades importantes dos condensadores, além de sua capacitância, são a máxima tensão de trabalho e a quantidade de energia perdida no dielétrico. Para condensadores de alta potência a corrente máxima e a Resistência em Série Equivalente (ESR) são considerações posteriores. Um ESR típico para a maioria dos condensadores está entre 0,0001 ohm e 0,01 ohm, valores baixos preferidos para aplicações de correntes altas.

Já que condensadores têm ESRs tão baixos, eles têm a capacidade de entregar correntes enormes em circuitos curtos, o que pode ser perigoso. Por segurança, todos os condensadores grandes deveriam ser descarregados antes do manuseio. Isso é feito colocando-se um resistor pequeno de 1 ohm a 10 ohm nos terminais, isso é, criando um circuito entre os terminais, passando pelo resistor.

Condensadores também podem ser fabricados em aparelhos de circuitos integrados de semicondutores, usando linhas metálicas e isolantes num substrato. Tais condensadores são usados para armazenar sinais analógicos em filtros chaveados por condensadores, e para armazenar dados digitais em memória dinâmica de acesso aleatória (DRAM). Diferentemente de condensadores discretos, porém, na maior parte do processo de fabricação, tolerâncias precisas não são possíveis (15 % a 20 % é considerado bom).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *