CNC Caseira Mini Prototipo

Historia das CNC caseira Lingtronic

Veja o tipo de trabalhos que uma maquina deste tipo pode fazer.)

Demonstração de corte a plasma com a mesa cnc projectada para fresa veja aqui alguns exemplos de trabalhos executados.

O meu começo no mundo das maquinas de controlo numérico computorizado.

1ºCNC construída por mim.

Esta maquina cnc caseira foi inteiramente construída por mim em apenas 3 meses (parece muito mas recordo que nunca me tinha passado pela ideia construir algo do género ou sequer sabia como começar), a ideia  surgiu quando um dia me preparava para mandar umas impressoras matriciais  para a sucata, e resolvi retirar algum componentes (tais como motores e  guias bem como parte da electrónica) antes de as enviar para a reciclagem.

Foi o inicio duma ideia e de uma actividade que gosto bastante, e que já me dão algum retorno, não só por serem maquinas bastante versáteis e com variadíssimas aplicações, mas também por tudo o que as envolve desde o seu dimensionamento, a sua construção e operação serem as minhas áreas predilectas e consequentemente de estudo.


Tipo de electrónica para accionamento  dos motores de passo, depressa se concluiu que o mais simples de concretizar  seria uma placa controladora do tipo Phase/Drive e utilizar os motores Unipolar  que dispunha, foi escolhido um circuito apresentado no fórum (CNCMania) . Esta  placa viera mostrar-se extremamente simples de executar, e capaz de cumprir as  suas funções.  Para limitar a corrente nos motores, de modo a poder alimenta-los  com uma tensão superior a nominal não pondo em risco os motores utilizou-se um circuito Revolution 1.0 também encontrado em CNCmania.

Mesa X Y, foram utilizadas para as partes moveis, 2 chapas zincor quinadas com uma porca soldada por baixo, para as guias lineares utilizei cantoneiras em chapa de alumínio que veio a revelar pouco atrito em contacto com a chapa de ferro mas que se começam a revelar pouco resistentes a abrasão provocada pelo friccionar da mesa sobre elas. Projectou-se as dimensões da maquina bem como o tipo de construção, através de testes aos motores que dispúnhamos bem como a electrónica já em fase de conclusão.

Eixo Z

Caixa da parte eléctrica, dentro de uma caixa em chapa zincor construída para o efeito alojou-se uma fonte de alimentação, bem como as placa executadas, e ainda um coller que ajuda no arrefecimento dos dissipadores colocados nos transístores da placa de controlo de corrente.

Estrutura, foi construída em tubo quadrado de ferro, soldado, a configuração escolhida foi de mesa móvel, devido ao peso a movimentar ser mínimo .

Uma ideia sobre “CNC Caseira Mini Prototipo

Os comentários estão fechados.