Desenhando Engrenagens com o Sketchup

Neste artigo vou deixar um pequeno guia para quem deseje desenhar rodas dentadas no Google Sketchup. Este guia é foi feito com a ajuda deste colega que sugiro que visitem a sua pagina pois tem boa informação sobre impressoras3D e muitos outros projectos interessantes aqui.

Para todos os que quiserem saber mais sobre engrenagem podem consultar nestas paginas informação base para entender os termos técnicos e algumas das características de rodas dentadas.

http://www.lingtronic.com/calculo-de-engrenagens/

http://www.roymech.co.uk/Useful_Tables/Drive/Gears.html

A colecção de rodas dentadas aqui disponíveis pode ser descarregada em.

http://sketchup.google.com/3dwarehouse/details?mid=db529b91ab99d8eb632cf6b863820117

Para começar a desenhar as suas rodas dentadas descarregue o Involute Gear plugin e copie esta ficheiro para a pasta de plugins do Sketchup. Este plugin não foi desenvolvido por mim e todos os créditos  vão para Cadalog Inc por ter escritos esta óptima ferramenta.

Depois abra o Sketchup e escolha ‘Involute Gear’ desde o menu Draw.

Na caixa de dialogo são apresentados 3 campos.

Não vou descrever pormenorizadamente o que significam os valores deste campos mas vou dar uma dicas quanto ao seu preenchimento.

  • Number of Teeth.

O numero de dentes na roda pequena (pinhão) , relativo a roda grande (coroa) este valor determina a relação de transmição.

A a sua ideia for vir a fabricar estas transmissões para aplicações, ou seja para vir a construir e por em funcionamento, a dica aqui é  tentar fabricar com o maior numero de  dentes que conseguirmos.

Tente evitar menos de 12 dentes e relações de desmultiplicação maiores que 1:6, ou seja menores, idelar entre 1:1 até 1:6.

  • Pressure Angle.

O ‘pressure angle’ afecta a geometria do dente. Um pequeno anglo (14.5) é normalmente o utilizado com um numero alto de dentes (40 ou mais9)e irá dar maior área de contacto mas aumenta o barulho e a folga . Eu recomendo um angulo  de 20. Mas qualquer que seja o angulo escolhido deverá ser mantido em todas as engrenagens que trabalhem em conjunto.

  • Pitch Radius.

Este não é o raio exterior da roda mas sim a distancia do centro da roda ao ‘pitch point’, ou seja ao ponto de contacto entre as duas rodas.

Se quiser um raio maior para uma segunda roda da engrenagem terá de aumentar tanto o ‘Pitch Radius’ como o numero de dente de modo a manter a uniformidade do dente, o ‘pich point’ mantendo-se constante.

Por exempo, digamos que a roda pequena tem 10 dentes e um ‘pitch radius’ de 10mm. Se quer uma relação de 1:3, teremos na roda maior 30 dentes e um ‘pitch raduis’ de 30mm

Quando estiver confortável com estas operações, poderá fazer uma serie de tipos de engrenagens.

Que irei demonstrar ao logo do tempo.

2 ideias sobre “Desenhando Engrenagens com o Sketchup

  1. Mauro

    Meu caro,

    Muitíssimo obrigado por esta postagem sobre como desenhar engrenagens no sketchup. Vc não tem idéia de como suas postagens ajudam não só a mim como a várias outras pessoas que conheço. Então, por mim e por elas, aceite nossos sinceros agradecimentos.

    Mauro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *